Paredes de concreto moldadas in loco

Reportagens
Envie para um amigo Imprimir
 

Paredes de concreto moldadas in loco

Fotos: divulgação Tenda
Para prédios de até quatro pavimentos em habitações econômicas, a Tenda adota paredes de concreto de 10 cm de espessura

Muito utilizadas nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil, as paredes de concreto moldadas in loco se tornaram novamente uma boa alternativa tecnológica para atender ao boom das habitações econômicas. Segundo especialistas, o sistema é recomendado para empreendimentos que tenham alta repetitividade, necessidade de padronização e rapidez na construção.

“No nosso cenário, três tecnologias têm sido mais utilizadas para habitações econômicas: alvenaria estrutural, pré-moldado e paredes de concreto moldadas in loco”, afirma Ary Fonseca Júnior, consultor de paredes de concreto da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). “Dentro dessa linha, a parede de concreto é um dos sistemas com melhor performance e aceitação no mercado”, conclui. Entre as construtoras que utilizam o sistema atualmente, estão a Tenda, Bairro Novo, Direcional e Homex.

De acordo com Paulo Flaquer Filho, diretor de Construção da Regional Rio de Janeiro da Bairro Novo, algumas vantagens do sistema são: potencial de industrialização, velocidade de construção, confiabilidade técnica, baixa utilização de equipamentos como gruas, baixa geração de resíduos e custo competitivo. “A concepção do modelo de negócio da Bairro Novo sempre teve como foco produtos voltados ao segmento econômico com todos os atributos de qualidade dos empreendimentos de média e alta renda, com elevado nível de industrialização, velocidade de construção e confiabilidade técnica. Com isso, desde sua fundação, em 2007, inúmeros processos construtivos foram analisados e o de paredes de concreto foi o que mais se adequou às premissas adotadas pela empresa”, explica o executivo.

As paredes de concreto podem ser moldadas com o uso de fôrmas de madeira, metálica e alumínio, sendo esta última a opção mais adotada nas empresas atualmente. “A fôrma de alumínio gera menos entulho e tem melhor condição de custo e de reutilização no tempo, o que é seu grande diferencial”, acredita Marcelo Souza, diretor de Planejamento da Tenda.

Por ser inovador, a execução do sistema segue as diretrizes do Sinat (Sistema Nacional de Avaliações Técnicas), do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), mas deve ganhar uma norma técnica na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no próximo ano. “O grupo de concreto da ABCP vem discutindo há algum tempo a normatização do processo, e o texto-base da norma deve ficar pronto ainda em 2010. A ideia é que a normativa entre em vigor no final de 2011”, conta Ary Fonseca Júnior.

 

Fotos: divulgação Tenda
Fôrma de alumínio permite a concretagem das paredes e da laje de uma única vez

Villa Verde Cotia

Localizado em um terreno de aproximadamente 450 mil m², em Cotia, região metropolitana de São Paulo, o condomínio residencial Villa Verde é o primeiro da Tenda a utilizar paredes de concretos moldadas in loco. Ao todo, o empreendimento possui 128 prédios de quatro pavimentos, contendo 16 unidades por edifício, além de 320 casas de dois e três dormitórios. O valor médio das unidades é de R$ 92 mil.

A construção do empreendimento foi feita em cinco etapas: fundação; execução do piso periférico, que serve de baldrame das fundações; execução da laje do térreo sobre o solo; montagem das fôrmas e concretagem das paredes. “Com essa fôrma, já levantamos todas as paredes e a laje de concreto de uma só vez. Enquanto isso, outra equipe já está trabalhando em um segundo edifício”, detalha Marcelo Souza. O acabamento final das fachadas foi feito com massa corrida especial e pintura direta sobre as paredes de concretos.

Segundo Marcelo Souza, além de aumentar a velocidade da obra, o sistema de paredes de concreto também permite o desenvolvimento de projetos mais racionais. “A velocidade da parede de concreto não está vinculada só à fôrma de alumínio. O sistema também permite a utilização de azulejos e cerâmicas com o mínimo de recorte possível. Os caixilhos também têm um encaixe perfeito. Com isso, tem-se um projeto extremamente inteligente, sem perdas e sem retrabalho.” Nesta obra, a construtora executou um pavimento a cada dois dias.

A Tenda possui cinco tipologias básicas para empreendimentos econômicos construídos com paredes de concreto que se replicam em todo o País. Para se tornarem mais viáveis financeiramente, os conjuntos residenciais devem ter, no mínimo, 240 unidades.

Ficha técnica
construção e incorporação: Tenda; projeto de arquitetura e de fachadas: Candusso; projeto de fundações: Infraestrutura e Azevedo; projeto de estrutura de concreto: Arnold Wendler; projeto de instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia: Tesis; projeto de esquadrias: Esaf; terraplenagem: DAG Construtora; sondagem e fundações: Calijuri Fundações; estrutura de concreto e fechamento: Verticalisada (Tenda); instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia: Hepar Instalações; segurança: Itaseg Segurança Patrimonial; acabamentos internos: FJT Empreiteira , Salles Empreiteira; fachada: RS Empreiteira; cobertura: Policarpo Telhados; pintura: L’Santangelo Pintura; concreto: Cortesia, Hipermix, Cauê, Engemix; aço: Gerdau; cimento: Votoran, Nassau; cerâmica e azulejo: Incepa; granito e mármore: AJ Rorato Mármores; portas: Uliana; janelas de alumínio e vidro: Ibrap; ferragens: Yale; tintas e vernizes: Suvinil, Basf, MHI; fios e cabos: Nambei, Lucap; tubos e conexões: Tigre; cobertura: Brasilit.

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura e Engenharia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s