PINIweb.com.br | Memorial do 11 de setembro é inaugurado neste fim de semana em Nova York | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

9/Setembro/2011

Memorial do 11 de setembro é inaugurado neste fim de semana em Nova York

Monumento abre no aniversário de dez anos dos ataques terroristas que derrubaram o World Trade Center. Veja vídeo

Camila Viegas-Lee, de Nova York

“Transmitir o desespero, a tristeza e o medo daquele dia e transformá-los em compaixão, resolução e determinação.” Esse é o objetivo do arquiteto Michael Arad, sócio do escritório nova-iorquino Handel Arquitects, vencedor de uma concorrência de 5 mil candidatos de 63 países para projetar o Memorial do 11 de Setembro em Nova York.

O memorial abre neste domingo, durante o aniversário de dez anos dos ataques terroristas de 2001, numa cerimônia dedicada exclusivamente para as famílias das vítimas com a presença do presidente americano Barack Obama. Na segunda-feira, 12 de setembro, o memorial abre para o público geral. “Nunca vamos esquecer o que ocorreu, mas não vamos deixar que isso mude quem somos e o tipo de cidade que é Nova York”, diz.

A inauguração do memorial é o mais celebrado evento de uma intensa programação que inclui o lançamento de livros, palestras, um festival de comédia arábico-americana e exposições como “Faces of Ground Zero: 10 Years Later” com 50 originais em Polaroid de Joe McNally, “The 9/11 Peace Story Quilt” com três colchas de retalhos sobre a importância da comunicação entre culturas e religiões no Metropolitan Museum e “9/11: PIIOTOS_WTC”, com obras de 22 fotógrafos brasileiros que retrataram as torres gêmeas desde que foram inauguradas em 1973 até os ataques de 2001 na 1500 Gallery, uma galeria nova-iorquina especializada em arte brasileira.

No espaço em que as torres gêmeas ficavam, há agora duas enormes fontes de 4 mil m² e quedas d’água de 9 m rodeadas por um parque de 24 mil m² – ou a metade do espaço original do World Trade Center. Os parapeitos das cascatas apresentam os nomes das 2.983 vítimas dos ataques.

Divulgação
Parapeitos apresentam os nomes de todas as vítimas dos ataques

 

Ao contrário da maioria das listas alfabéticas em homenagem a vítimas, os nomes do memorial estão dispostos num sofisticado jogo de algoritmos que agrupa colegas de trabalho, familiares, amigos e até pessoas com narrativas semelhantes. Os nomes podem ser localizados pelo site 911memorial.org. É neste site também que se deve reservar passes gratuitos para a visitação do espaço.

Em setembro de 2012, abrem o Museu projetado por Aedas architects, com design gráfico de Thinc Design/Local Projects e exposições de David Layman, um edifício subterrâneo de sete andares e a plataforma final de trem e metrô projetada por Santiago Calatrava.

No entorno do memorial, onde outros edifícios foram demolidos porque tiveram suas estruturas comprometidas com a queda das torres gêmeas, estão sendo erguidas as torres 1, 2, 3 e 4, que devem ser inauguradas até 2015. As torres 5 e 6 não foram demolidas e a torre 7 abriu em 2006. O escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM) é responsável pela torre 1 que deve ser inaugurada em 2013. Os britânicos Foster + Partners estão trabalhando na torre 2, que deve ficar pronta ainda esse ano. Outro escritório britânico, o Rogers Stirk Harbour + Partners, projetou a torre 3 que deve ser inaugurada em 2015. Os japoneses Maki and Associates devem inaugurar a torre 4 no final de 2013. A torre 7 foi inaugurada em maio de 2006 com projetos da SOM e abriga os escritórios da Salomon Smith Barney, American Express Bank Internacional, a Comissão de Valores Mobiliários e o Serviço Secreto americanos, entre outros.

Divulgação
Edifícios do entorno tiveram sua estrutura abalada com a queda das torres gêmeas e foram demolidos. Áreas ganham novos prédios projetados por renomados arquitetos
Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s