PINIweb.com.br | 9ª Bienal de São Paulo: encontre a sua arquitetura | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

4/Novembro/2011

9ª Bienal de São Paulo: encontre a sua arquitetura

Com o tema ‘Arquitetura para todos – construindo cidadania’, a Nona BIA abre em São Paulo com alguns tropeços mas muitas oportunidades: workshops, palestras e seminários discutem a cidade de hoje

Bianca Antunes, editora da revista AU

Alguns ajustes aqui, exposições sem finalizar ali e um clima de ‘ainda estamos ajeitando tudo’ marcaram a abertura oficial da 9ª Bienal Internacional de São Paulo (9ª BIA), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, na noite da terça-feira, dia 1 de novembro.

Marcelo Scandaroli

 

Houve boatos de que a exposição geral de projetos não estaria pronta para o evento de abertura – os primeiros arquitetos que chegaram ali não conseguiram entrar no quarto pavimento da Oca (onde está a exposição geral) para ver seus trabalhos. Mas o boato logo se desfez: foi possível entrar, ver as maquetes, as pranchas de escritórios nacionais e internacionais, e os projetos selecionados para a mídia digital em telas touchscreen (pelo menos naquelas que estavam funcionando). Era onde estava a maior parte do público presente, entre brasileiros e estrangeiros.

Ao todo são 20 mostras, que reúnem cerca de 400 projetos de mais de 30 países e de 20 estados brasileiros – o terceiro pavimento abriga exposições institucionais, principalmente projetos da Caixa. No segundo (a entrada oficial da Oca) estão as exposições dos países, como Holanda, Dinamarca, Colômbia, Argentina, França… A da Alemanha foi deslocada para o Centro Cultural São Paulo, por seu tamanho. No primeiro pavimento está uma exposição da Sehab (Secretaria de Habitação de São Paulo) com projetos de urbanização de favelas, e a Cidade Lego, onde os participantes podem montar seus edifícios.

No dia 2 de novembro – o dia oficial da abertura para o público – compareceram 1,5 mil visitantes à Oca. Apesar da aparente confusão, quem quer se aprofundar no estudo da cidade tem muitas oportunidades. Só é preciso estar atento e buscar informações, principalmente indo até a Oca – a divulgação no site oficial ainda é muito incipiente. No fim de semana do dia 5 e 6 de novembro, por exemplo, os arquitetos da exposição holandesa farão um workshop sobre mobilidade urbana.

Dia 3 de novembro teve palestra com o francês Dominique Perrault – que está hoje também (dia 4) na Faap, para um seminário sobre a metrópole (São Paulo – Entre megalópole e metrópole: estratégias de projetos urbanos). O evento foi uma parceria entre a Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e a Nona Bia.

As palestras tiveram início dia 3 de novembro e vão até o final da Bienal, dia 4 de dezembro – a maioria no Auditório Ibirapuera, em frente à Oca. Entre os eventos divulgados estão a do inglês Adam Kaasa, da LSE Cities and Urban Age, sobre as cidades do futuro, dia 26 de novembro, seguida de debate.

E fique atento: Paulo Mendes da Rocha e o argentino Clorindo Testa também farão seminários. Mas ainda sem confirmação de data.

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s