PINIweb.com.br | Gustavo Penna projeta novo campus da Universidade Federal de Itajubá | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

10/Abril/2012

Gustavo Penna projeta novo campus da Universidade Federal de Itajubá

Escritório de arquitetura divulgou as primeiras imagens do complexo, que será instalado em área de 80 mil m²

Aline Rocha

O escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados (GPA&A) divulgou as primeiras imagens do projeto do novo campus da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), que será instalado na cidade de Itabira, em Minas Gerais.

Divulgação: GPA&A

O campus foi concebido para ser um parque à disposição da comunidade. Numa área de 80 mil m², contará com teatro, ginásio, quadras, piscina semi-olímpica, academia de ginástica, além de trilhas do conhecimento e áreas de convivência.

O complexo terá sete conjuntos de prédios, incluindo um parque tecnológico e centros administrativo e acadêmico. Segundo informações do escritório, a implantação dos edifícios foi pensada de modo a aproveitar ao máximo a incidência do sol e do vento, a topografia e a vegetação local, “garantindo o mínimo de impacto e valorizando as qualidades do lugar”.

Nas áreas livres, as encostas serão mantidas como áreas de preservação e o lago ganhará destaque dentro do complexo. O uso de transporte público será estimulado pela construção de um terminal que restringe o acesso de carros particulares. Os visitantes poderão circular por faixas exclusivas a pedestres, bicicletas e por vias de baixa velocidade.

Os espaços acadêmicos foram projetados para atender ao sistema de ensino PBL (Problem Based Learning), em que os estudantes são divididos em grupos de trabalho e aprendem a partir da solução de problemas multidisciplinares. Ao invés de salas de aula formais, os prédios oferecem ambientes amplos e dinâmicos, que promovem a integração de alunos, professores e comunidade e propiciam diversas escalas de encontro.

O complexo, que abrigará aproximadamente 10 mil estudantes, deve ter sua primeira etapa de construção concluída no fim de 2013.

Confira mais imagens:

Divulgação: GPA&A

Divulgação: GPA&A

 

Divulgação: GPA&A

 

Divulgação: GPA&A

 

Divulgação: GPA&A

 

Divulgação: GPA&A

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura Sustentável. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s