Ordos Museum – PORTAL METÁLICA

Ordos Museum

Ordos Museum8

 

Localizado na Mongólia, o Museu de Ordos é um eixo para a toda uma comunidade a fim de interpretar suas tradições locais em um novo contexto urbano.

O projeto foi concebido há seis anos no deserto, até então deserto da Mongólia Interior, quando o governo municipal de Ordos convocou a MAD Architects para projetar um museu para a metrópole. Em meio à controvérsia em torno da cidade planejada, tornou-se evidente que o museu trouxe para Ordos muitas contradições surgidas quando a cultura local se confronta com as visões de uma cidade futurista.

Inspirado por Buckminster Fuller do “Manhattan Dome”, MAD Architects criou uma concha futurista para proteger a história cultural da região e servir como refúgio da nova e racional cidade do lado de fora.

Ordos Museum2Encapsulado por uma fachada sinuosa, o museu está assentado sobre colinas inclinadas no deserto – uma reverência para seu recente passado e agora um lugar de encontro para crianças e famílias locais.

No átrio, um mundo mais brilhante e mais complexo se desenrola. Um canyon- como um corredor que liga as entradas leste e oeste- permite que o espaço se torne uma extensão do espaço urbano.
O interior é dividido em várias salas de exposições, definidas por paredes contínuas e curvilíneas, todas com abertura para o espaço público que permeia o museu.

O telhado envidraçado permite que a luz natural entre nesse ambiente, sendo então canalizada através do edifício pelas paredes luminescentes, enquanto as grelhas metálicas permitem a ventilação natural. É a experiência de viajar pelo futuro – ainda eterno – deserto de Gobi.

“Decidimos criar um núcleo irregular para a nova cidade, um edifício dividido em várias salas de exposições, com paredes brancas curvilíneas inspiradas pela textura de lava natural, criando espanto e surpresa para os visitantes. O interior torna-se um cenário completamente diferente a partir do exterior. Um grande espaço público com ventilação natural, onde a luz do sol penetra nos corredores diretamente através do teto, faz você se sentir como num mundo novo. O museu está envolto em persianas metálicas reflexivas, as quais esperamos transformar e refletir qualquer outra coisa da realidade ao redor. ” MAD Architects

O Museu é o primeiro de sete edifícios culturais do plano de criação da MAD Architects, com o propósito de estabelecer uma nova e contemporânea zona urbana, internacional ,dentro da área central da cidade Shi Ba Kang. Representando o ambiente mongol, características culturais, e avançada tecnologia estes edifícios criam uma nova imagem para toda a região, mais moderna e dinâmica.

Veja mais fotos do museu – Clique a imagem para ampliar:

Ordos Museum3Ordos Museum4Ordos Museum5

 

Ordos Museum6Ordos Museum1Ordos Museum9

 

Ordos Museum7

 

 

Área Total: 27,760 metros quadrados
Área Construída: 41, 227 metros quadrados
Altura: 40m
Entrega da obra: 2011
Arquitetos: MAD Architects
Diretores: Ma Yansong, Yosuke Hayano, Dang Qun
Time de criação: Shang Li, Andrew C. Bryant, Howard Jiho Kim, Matthias Helmreich, Linda Stannieder, Zheng Tao, Qin Lichao, Sun Jieming, Yin Zhao, Du Zhijian, Yuan Zhongwei, Yuan Ta, Xie Xinyu, Liu Weiwei, Xiang Ling, Felipe Escudero, Sophia Tang, Diego Perez, Art Terry, Travis B Russett, Dustin Harris
Engenharia: China Institute of Building Standard Design & Research
Engenharia mecânica: The Institute of Shanxi Architectural Design and Research
Consultores de Fachada/ Revestimento: SuP Ingenieure GmbH, Melendez & Dickinson Architects
Contratante: Huhehaote construction Co., Ltd
Responsável pela fachada: Zhuhai King Glass Em

Fonte:

MAD Architects

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s