Projeto modular para construção em 10 meses viabiliza a implantação de 136 novas escolas no Rio de Janeiro

Por Mariana Siqueira

Edição 45 – Dezembro/2014
Modelo de projeto do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Brizola

A Prefeitura do Rio de Janeiro está investindo no conceito de turno único – em que os alunos estudam sete horas por dia – para reestruturar sua rede de escolas públicas municipais. Atualmente, 20,7% das escolas já operam nesse padrão, e a ideia é que esse número aumente para 35% em 2015. Por isso, a prefeitura lançou o programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Brizola, que contempla a construção de novas unidades e adaptação de escolas existentes.

Os edifícios escolares foram projetados a partir de módulos arquitetônicos e estruturais. Assim, os diferentes ambientes foram definidos a partir de uma malha estrutural de 7,5 m x 7,5 m, de modo que possam ser rearranjados conforme as necessidades ditadas por cada um dos diferentes terrenos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro

A formatação do projeto se deu com a criação de um grupo de trabalho composto por membros da Secretaria de Educação, da Empresa Municipal de Urbanização do Rio de Janeiro (RioUrbe) e da Casa Civil, em 2013. O grupo apontou as necessidades e definiu o desejo de construir ambientes modernos e melhor equipados. Em suma, as novas escolas serão climatizadas, acusticamente tratadas e dotadas de computadores e internet sem fio.

A equipe técnica da RioUrbe desenvolveu um modelo arquitetônico que pode ser adaptado para terrenos com diferentes configurações. O modelo é organizado em módulos – tanto em termos de programa arquitetônico quanto de sistema estrutural – que permitem que as escolas sejam construídas de forma rápida e eficiente, conforme as especificidades de cada lote.

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s